segunda-feira, 30 de março de 2009

O que muda???


Segundo a professora Tailze Melo da Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte, muito se fala e especula sobre o novo acordo ortográfico assinado em dezembro de 1990 que passou a vigorar a partir do dia primeiro de janeiro de 2009. E por este motivo o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou que no Brasil a mídia e os documentos oficiais já utilizem a grafia aprovada no acordo para que a nova ortografia chegue até as pessoas e tome esta gigantesca proporção de disseminação da escrita correta.

Ao todo serão modificadas 2 mil palavras, que serão alteradas somente a sua grafia, permanecendo assim a mesma pronúncia. Com o novo acordo o alfabeto oficial do país passa conter 23 letras. As novas letras são: K, W e Y, que mesmo já utilizadas no cotidiano de muita gente não pertenciam de fato ao nosso alfabeto.

Segundo a Academia de Letras só a partir de dezembro de 2011 as novas regras serão cobradas em concursos, vestibulares. Durante este período de transição (3 anos) as duas grafias deverão ser aceitas nas provas. Já o Ministério da Educação (MEC) pronunciou que já em 2010 o ensino público receberá livros com a nova ortografia estabelecida.

Outra novidade é a trema que definitivamente foi extinta de todas as palavras escritas, e mesmo com a exclusão as palavras serão pronúncias da mesma maneira.

As outras mudanças ocorrem nos acentos agudos e circunflexos e no caso dos hífens. Para cessar as informações sobre a mudança nestes três casos acesse:
http://www.academia.org.br/ .