sexta-feira, 3 de abril de 2009

O mundo acompanha a era digital

















03 de abril de 2009
O ciberjornalismo na opinião da professora e jornalista Pollyana Ferrari está tomando conta do mundo a cada ano que passa. A tendência é que este tipo de jornaslimo ganhe cada vez mais espaço, clicks e acessos na web, pois os jornais evoluem e o leitor também. Os consumidores de informações estão ficando cada vez mais exigentes, querendo inovação, diferenciação, atualização e velocidade na divulgação das notícias.

Hoje as pessoas querem adquirir várias informações ao mesmo tempo. E nada melhor do que a internet para proporcionar diversos conteúdos de forma gratuita e com agilidade. Nada de ir à banca e gastar tempo e dinheiro com vários jornais e revistas, este tempo já passou, agora em segundos abro vários jornais e revistas na web e selecione o que quero ler ou não. Assim ficou mais fácil escolher quais notícias queremos consumir.

Um caso recente de material digitalizado disponibilizado na rede para milhões de pessoas, foi a revista que colocou seu acervo “Veja 40 anos” anos on-line. Jornalismo, matérias, arquivos acessíveis no veículo de comunicação que mais cresce no mundo e o mais interessante é que não é preciso ser assinante para acessar o conteúdo.

O professor de webjornalismo André Deak pergunta sobre quais tipos de programas deveria saber usar um jornalista? Ela responde que de fato o jornalismo on-line está ganhando tamanha proporção no ciberespaço, que o jornalista precisa está apto para acompanhar esta evolução. Precisa se especializar, saber vários programas e ferramentas de computadores tais como: HTML, flash, chuva de tags, RSS, redes sociais, pontão de cultura, blogosfera, XML, PHP, Linux; saber a diferença entre usar o firefox e todas suas maravilhosas abas, e o velho Explorer, entre outros.

Sabemos que os veículos da internet ainda evoluirão muito. A cada dia novas tecnologias aparecerão para dominar este mercado. O momento agora é do Orkut, MSN, Google. Blogs. Com o passar do tempo virão novas mídias e ocuparão este mesmo lugar de destaque na web. O webjornalismo ganhará com isso, pois daqui há alguns anos será mais fácil montar um arquivo de acervo de um jornal, uma revista, pois a memória e as formas estarão atualizadas e mais eficientes.

Leia também:

Evoluir para continuar...
O jornalista Atual - Pollyana Ferrari